conteúdo do menu

Prefeitura Municipal de Iguaracu

conteúdo principal
conteúdo principal

Objetivo é orientar proprietários e funcionários sobre legislação estadual que prevê uma série de regras para o funcionamento desses estabelecimentos. Higienização e esterilização adequadas são imprescindíveis.

Embora sejam aspectos bastante valorizados por quem frequenta salões de beleza, a higiene e segurança sanitária passam por detalhes que, muitas vezes, não são percebidos nem pelos clientes assíduos. Alicates de unha sem esterilização; lixas reaproveitadas; materiais como toalhas e pincéis de maquiagem reutilizados sem higienização adequada são exemplos de práticas irregulares que implicam riscos à saúde tanto dos clientes quanto dos profissionais. Entre as doenças que podem ser contraídas estão hepatites virais, micoses, dermatites e até mesmo sarna.

Os itens examinados em cada categoria são classificados em imprescindíveis, necessários e recomendáveis.

Entre os itens imprescindíveis estão:

> Area exclusiva para a limpeza, embalagem e esterilização de materiais;

> Trocar luvas descartáveis utilizadas por manicures e pedicures a cada cliente;

> Utilização de toalhas e lençóis limpos e exclusivos para cada procedimento realizado;

> Realização de limpeza prévia de alicates e espátulas com água, detergente, enxágue e secagem;

> Instalação de autoclave para esterilização adequada dos materiais – sendo expressamente proibido o uso de fornos elétricos, estufas, equipamentos à base de radiação ultravioleta e esterilização química por imersão.

De acordo com o Departamento de Vigilância Sanitária municipal, através dos Técnicos coordenadores Alan Cesar Fraga de Oliveira e a Medica Veterinária Maiara Carvalho, a aplicação da legislação independe do tamanho e perfil do estabelecimento.

 “Os cuidados com higienização de materiais, utilização de materiais descartáveis e descarte de resíduos devem ser cumpridos para a segurança dos clientes. Um instrumento contaminado pode transmitir doenças para inúmeras outras pessoas”, A atenção deve ser redobrada com instrumentos cortantes, como alicates ou lâminas de barbear, que são canais fáceis de contaminação uma vez que o vírus sobrevive no sangue deixado nesses instrumentos.

com o objetivo de evitar esse tipo de problema, a Vigilância Sanitária de IGUARAÇU vai realizar uma ação de orientação nos salões de beleza, Estéticas e barbearias da cidade a partir de junho de 2024. 

ANEXOS:

Não Possui Anexos

GALERIA DE FOTOS


O site da Prefeitura não utiliza cookies e tecnologias semelhantes.

Ver Termo

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.